sábado, 2 de maio de 2009

1

R.I.T.A.
(Reinvention Is The Answer)


Deparei com esta miúda há mais de um ano, por acidente, coisa de filme... Em conversas com amigos, tudo indicava que a Rita a que me referia era esta, mas não, falávamos de uma miúda diferente...

O primeiro traço que sobressaiu na Rita: a educação. Era uma pessoa educada, fazia questão de me explicar as coisas ("digo muitos palavrões, não ligues", "comigo estás à vontade...").

Depois, a impaciência "despachem-se", "não tenho a vossa vida"...

Finalmente, a arte. A Rita ensinou-me a ver música, a ler filmes e a ouvir textos. Porque quando trocamos as voltas a nós próprios, descobrimo-nos de uma maneira diferente. E é assim, diferente, ora sensível, ora resistente, que ela me surge diante dos olhos de cada vez que a vejo.

Às vezes vejo muita força, às vezes vejo fragilidade, mas nunca deixei de ver reinvenção, que é essa capacidade de sermos diferentes sem deixarmos de ser iguais.

Mas que sei eu sobre arte? Vou deixar a verdadeira arte falar.

A Rita vista pela MÚSICA

"A Rita faz parte daquele núcleo de pessoas que repara em todos os meu pequenos pormenores. Aquele solo que pensei que passaria despercebido por entre os acordes mais fortes, a leveza da voz que ela tão bem repara... Todas aquelas coisas pequenas que apenas as pessoas grandes têm capacidade de detectar... Mais do que música, a Rita para mim é som: invade a minha essência, descobre-me aos poucos e deixa que eu a toque sem recear a minha força devastadora. Sou uma privilegiada por ela me escolher para fazer as suas grandes viagens. Juntas já descobrimos o amor, a coragem, o desgosto, mas sobretudo a força. É contraditório, porque toda a minha força não lhe confere senão fragilidade. Amo-a.

A Rita vista pelo CINEMA

"Nunca pensei que fosse possível alguém reparar nos meus pequenos twists... Gosto de confundir as pessoas, de dar-lhes a parte para que percebam o todo... mas a Rita observa o meu todo, em toda a sua pequena parte. Ela repara no sorriso subtil que um beijo apaixonado esconde, e aprecia com doçura aquele ambiente a que as pessoas se esqueceram de dar atenção, porque estavam distraídas com um qualquer efeito especial. Sinto-me nú aos olhos dela, porque me pergunto: como consegue ela ver coisas que os humanos não gostam de confrontar? Como tem ela paciência para os meus filmes mais intrigantes mas aparentemente aborrecidos?
No meu guião, a Rita não é uma heroína, é a única pessoa que poderia realmente tornar um sonho numa realidade e uma realidade num sonho. Admiro-a.

A Rita vista pela ESCRITA

Tornei-me narcisista desde que a Rita começou a ler. A atenção que dá a cada palavra, cada pausa no discurso... Como poderia não ficar convencida com tanto carinho?
Não queria atrever-me a descrever o que ela me faz, mas sou apenas escrita, não tenho senão palavras, por isso desculpar-me-á a falta de jeito. O que quero dizer vem do fundo dos meus verbos, e alcança o coração das minhas frases: lê-me, lê-me muito, e descobre-me a mim tanto quanto quererei descobrir-te a ti. Invejo-a.



À minha Ritinha.


13 comentários:

  1. ...Foda-se. Obrigada.
    Valeu muito a espera. Não tenho palavras para isto, miúda... Sabes que tenho um carinho imenso por ti. Mais um obrigada por seres a pessoa que és; por teres a sensibilidade de reparar e também por termos, entre tudo, um grande amor em comum... :)
    "I feel so completly dismantled" a fazer um quote a um filme expressa bem, isto, agora.
    OBRIGADA! Sinto-me feliz e orgulhosa por ter uma pessoa como tu na minha vida.

    Ao resto do pessoal peço desculpa por este momento ao ritmo do programa "All you need is Love", mas tinha que ser dito.

    Obrigada Marguinha.

    ResponderEliminar
  2. Fantástico!!!! Tb kero uma coisa assim :P ebora ache que não será possível...falo demasiado á lisboetâ:P

    ResponderEliminar
  3. Peço desculpa ... tenho uma questão onde é que se fala da rita neste post!? :S:S:S:S

    ResponderEliminar
  4. A Rita para mim é mais que uma grande amiga, é como se fosse uma segunda irmã, estou alegre sempre que estou na sua presença. A Ritinha sempre foi uma pessoa extremamente inteligente e trabalhadora, a verdadeira amiga dos amigos.
    És uma pessoa que nos ajuda nos momentos mais dificeis da vida e foi graças a ti que consegui ultrapassar um grande medo, coisa que seria impossivel sozinho sem a tua ajuda, estou-te eternamente agradecido. És uma pessoa 5 estrelas e espero que continues assim até todo o sempre, beijinhos, Gabriel Sousa

    ResponderEliminar
  5. Gabry :') sem reacção. Obrigada pelas palavras.

    Bifes... -_- conheces-me tão bem! (teh irony!!1!)

    ResponderEliminar
  6. k fdp de post sem pés nem cabeça...

    mais valia dizer assim "A Rita é pequena e grande ao mesmo tempo!"...

    Até pensei que a Rita era actriz de cinema, cantora, escritora e essas merdas...

    Margarida, please DO NEVER introduce anyone else :D (este ingrish é provável que esteja errado mas tu percebeste a ideia portanto .|.)


    Beijinhos e abraços



    PS: O Bifes é giro e fixe!

    ResponderEliminar
  7. Bro, prefiro que seja objectiva como ela foi (pelos vistos fui a única a perceber onde ela quis chegar), em vez da tua objectividade ([Por analogia também percebi o que quiseste dizer XD] por muito que goste de receber elogios teus).

    SOU GRANDIOSA, tá? kthxbye

    ResponderEliminar
  8. o k a rita keria dizer é k queria fazer umas brincadeiras com a marga, kidding :P

    ResponderEliminar
  9. Eu não "queria", pois já as fizemos ;D

    @ Marguinha (:p)

    ResponderEliminar
  10. O que o Gabry queria dizer é que queria entrar nas minhas brincadeiras com a Rita :P

    ResponderEliminar
  11. Deixo apenas um comentário que explica por que eu e a Rita compreendemos este post: o génio reconhece o génio naturalmente.

    ResponderEliminar
  12. AH! Ibane, por "preferir" entenda-se em termos de sensibilidade, okay? <3
    Coisas de mulheres. *awesome*

    (E volta-se ao estudo, fantástico)

    ResponderEliminar
  13. pó caralho!
    devolve-me mas é a puta da nota de 500 que deixei no teu livro de java xD

    ResponderEliminar